Grupo G: Alemanha e Gana precisam vencer bem para manter Schürrle e Atsu na Copa

Schürrle só jogou 30 minutos até agora na Copa, mas entrou bem e deu assistência (Foto: fifa.com)

Schürrle só jogou 30 minutos até agora, mas entrou bem e deu assistência (Foto: fifa.com)

Alemanha e Estados Unidos se enfrentam nesta quinta (26), às 13h, com o conforto de saber que um empate classifica ambos para as oitavas de final. O técnico da Alemanha, Joachim Löw, e o técnico dos EUA, Jürgen Klinsmann, já trabalharam juntos porém já fizeram questão de prometer nada de segurar o jogo; ambos entram em campo para ganhar. E se depender do histórico deste confronto, isto é bastante provável. Em nove partidas, Alemanha e Estados unidos jamais empataram e a quantidade de gols costuma ser alta. São e 36 gols marcados durante 6 vitórias para os bávaros e 3 vitórias para os norte-americanos.

Força tática e boa fase de Dempsey são as grandes armas dos Estados Unidos

Um duelo entre técnicos alemães irá definir o destino da própria Alemanha na competição. Mas é o técnico dos EUA, Jürgen Klinsmann, que chama mais atenção no momento. A maneira em que ele colocou o time para jogar até o momento é sólida e impressionante. Os norte americanos conseguiram manter-se na frente do placar durante a maior parte do jogo contra Gana e voltar atrás de um resultado ruim logo no início contra Portugal. A calma e discilpina se assemelha com o estilo da própria Alemanha de jogar, apesar da menor qualidade técnica dos norte americanos.

O ex-jogador do Fulham, Clint Dempsey, já marcou um gol em cada partida da competição e vem fazendo os Estados Unidos esquecerem da falta do ainda contundido Jozy Altidore no ataque. Porém a forte bola parada de Zusi e as finalizações de fora da área também são problemas que a defesa alemã terá que tomar cuidado para lidar.

Qual seleção é realmente a Alemanha?

Com uma vitória esmagadora contra Portugal no primeiro jogo e um primeiro tempo preguiçoso durante o empate contra Gana, a Alemanha entra em campo nesta quinta não só para garantir seu lugar no mata-mata mas também para declarar ao resto do mundo para o que eles vieram. Assim como Gana, os Estados Unidos não são adversário fácil e se os alemães desejam mesmo se postar como candidatos ao título, uma vitória com muitos gols seria essencial para o moral da equipe.

André Schürrle entrou muito bem na meia hora final contra Portugal mas permaneceu no banco durante o empate contra Gana. Fica a expectativa para se ele será utilizado nesta partida ou não. Joachim Löw já disse que Boateng e Khedira estão bem fisicamente, mas não os confirmaram na partida. Isto pode significar Mustafi ou Schweinsteiger em campo, que os substituíram bem no último jogo. E fiquem de olho pois Klose já deu declarações de que pretende quebrar o recorde de Ronaldo durante esta partida. Ele não deve começar o jogo e pode acabar tomando o lugar de Schürrle em uma eventual substituição.  

Ficha técnica

Local: Arena Pernambuco, Recife (PE)
Data/Horário: 26/06/2014, às 13h (de Brasília)
Árbitro: Ravshan IRMATOV (Uzbequistão)
Assistentes: Abduxamidullo RASULOV (Uzbequistão), Bakhadyr KOCHKAROV (Quirguistão)
Transmissão: Globo, Band, SporTV, ESPN Brasil, FOX Sports, Bandsports

Possíveis escalações:

Estados Unidos: Howard; Johnson, Cameron, Besler, Beasley; Beckerman, Jones; Bedoya, Bradley, Zusi; Dempsey
Técnico: Jürgen Klinsmann

Alemanha:Neuer; Boateng (Mustafi), Mertesacker, Hummels e Howedes; Lahm, Khedira (Schweinsteiger), Ozil, Kroos e Gotze; Muller.
Técnico: Joachim Löw

Placar mínimo não interessa aos Estrelas Negras

Atsu vai ter que batalhar duro pela sua seleção (Foto: o.canada.com)

Atsu vai ter que batalhar duro pela sua seleção (Foto: o.canada.com)

A primeira partida da história entre Gana e Portugal é marcada por uma matemática complicada. Gana necessita de uma combinação de resultados específica para passar. Caso eles vençam por 1 a 0 e Estados Unidos perca por 1 a 0, ganeses e norte-americanos empataria em zero de saldo de gols, quatro gols marcados e quatro gols sofridos na Copa. Isto significa que os Estados Unidos ainda tomaria a vaga de Gana por possuir a vitória no confronto direto entre os dois. Os Estrelas Negras precisam buscar mais de um gol para aumentarem suas chances.

Já Portugal necessita de uma goleada milagrosa para superar o saldo sofrido durante os 4 a 0 contra a Alemanha. Na mais improvável das alternativas, uma derrota da Alemanha também permitiria aos dois passarem, mas é difícil que estes saldos sejam superados e que ao menos um dos jogadores dos blues do Grupo G não siga para as oitavas.

Além da situação difícil, Portugal segue desfalcado

Se não bastasse ter Cristiano Ronaldo fora de sua melhor forma após a contusão que ele sofreu no joelho, Portugal acrescentou Fábio Coentrão, Hugo Almeida, Rui Patrício a lista de contundidos. E a bruxa não parou por aí. Durante o jogo contra os EUA, André Almeida e Hélder Postiga saíram por motivos de contusão e não devem jogar contra Gana. E com o técnico Paulo Bento dizendo antes da partida contra os norte-americanos que eles deveria “ou vencer ou começar a arrumar as malas”, é difícil imaginar de onde Portugal irá tirar forças para lutar pela sua classificação.

Menção especial para Pepe. Com o fim de sua suspensão e tantos jogadores contundidos, é provável que ele retorne ao time titular, mas quanto tempo ele conseguirá durar em campo antes de arrumar outro cartão vermelho é difícil especular.

Gana precisa seguir se superando para passar

Gana, por outro lado, vem sem nenhuma contusão para o jogo. Seu único desfalque é Sulley Muntari, que recebeu um amarelo em cada jogo e pode ser substituído pelo ex-blue Michael Essien. O time de Appiah mostra o melhor de seu futebol quando joga no contra-ataque porém terá que partir pra cima e provar que é realmente o melhor time africano no momento para se classificar.  Caso eles percam a partida, restará apenas a Argélia como time africano com chances de chegar as oitavas.

Uma dica especial para o torcedor do Chelsea é prestar atenção no primeiro tempo de Christian Atsu. O ganês, que veio de uma família humilde e disse que costumava vender peixe e sacos plásticos no mercado  para sobreviver, teve duas ótimas performances durante a primeira etapa do jogo contra os EUA e a Alemanha. Ele costumava avançar bastante pela ponta direita usando dribles em alta velocidade contra a zaga adversária antes de se cansar e ser substituído. Como Portugal terá que improvisar na lateral esquerda devido as suas contusões, esta partida pode vir a ser a melhor de Atsu até o momento.

Ficha técnica

Local: Estádio Nacional, Brasília (DF)
Data/Horário: 26/06/2014, às 13h (de Brasília)
Árbitro: Nawaf SHUKRALLA (Bahrein)
Assistentes: Yaser TULEFAT (Bahrein), Ebrahim SALEH (Bahrein)
Transmissão: ESPN, ESPN +, Fox Sports 2 e SporTV2

Possíveis escalações:

Portugal: Beto; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e William (Costa); Miguel Veloso, João Moutinho, Raúl Meireles (Varela), Nani e Cristiano Ronaldo; Éder.
Técnico: Paulo Bento

Gana: Dauda; Afful, Boye, Mensah, Asamoah; Badu (Essien), Rabiu, André Ayew,  e Atsu; Kevin-Prince Boateng (Waris) e Gyan
Técnico: Kwesi Appiah

Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.

Thiago Braga