Grupo C: Colômbia confirma 100% e Grécia se classifica com gol no fim do jogo

reuters
Jackson Martínez marcou uns dos gols da Goleada da Colômbia sobre o Japão (Foto: Reuters)

Não faltou emoção na última rodada do Grupo C. A Colômbia – já classificada e agora com 100% de aproveitamento – enfrentou a seleção japonesa que tinha uma difícil missão: Precisava ganhar da seleção mais forte do grupo e torcer por um empate no outro jogo entre Costa do Marfim e Grécia.

A Seleção Colombiana mostrou que não se deixou abater pela falta do ídolo, Falcão Garcia que se machucou no começo do ano e foi cortado, e ganhou bem as três partidas que fez até agora. Os destaques são os meio-campistas Guillermo Cuadrado e James Rodrígues juntamente com o atacante Jackson Martínez. A Grêcia que a princípio veio ao Brasil apenas pra tentar não passar por uma humilhação acabou se classificando em segundo lugar graças ao gol salvador do atacante Giorgio Samaras de pênalti aos 47 minutos do segundo tempo. Apesar de boa exibição na vitória de virada sobre o Japão na primeira rodada, a Costa de Marfim dos craques Vaya Touré e Didier Drodga volta para a casa juntamente com a limitada seleção japonesa, que não ganhou uma partida sequer.

Japão 1 x 4 Colômbia

A Seleção Colombiana já entrou em campo sabendo que vai enfrentar o Uruguai nas oitavas de final, pois já tinha garantido vaga para a próxima fase antes do início da terceira rodada. Mesmo assim não poupou esforços pra golear o Japão, que apesar de muito esforço terminou na lanterna do grupo.

O primeiro tempo foi bem aberto com a seleção japonesa tomando a iniciativa porque precisava da vitória de qualquer jeito. Keisuke Honda e Yoshito Okubo tiveram as chances de marcar, mas a pontaria deles estavam descalibradas. Apesar disso, a Colômbia abriu o placar depois do pênalti cometido por Konno. Cuadrado converteu para o delírio dos torcedores colombianos na Arena Pantanal. Depois disso, o Japão voltou a pressionar e conseguiu empatar no último lance do primeiro tempo: Honda chegou na linha de fundo e cruzou para a cabeçada de Okazaki.

No segundo tempo, a Colômbia voltou a pressionar o Japão e mostrou porque é a seleção mais forte do grupo. A goleada começou aos nove minutos, quando James Rodrígues invadiu a área e tocou para Martínez que bateu cruzado e fez o segundo gol. Apesar de tentativas alternadas durante os últimos 45 minutos, o Japão estava entregue e via a eliminação cada vez mais perto. No fim do jogo, aos 37, Rodríguez puxou contra-ataque e fez um belo lançamento para Martínez que cortou pra perna esquerda e bateu pro fundo da rede. Aos 44, James Rodríguez recebeu mais uma enfiada de bola, fica de cara com o goleiro japonês e dá números finais a partida. 4 x 1.

Histórico: O Mundial do Brasil presencia mais um recorde que entra pra história do futebol Mundial: O goleiro Faryd Mondragon entrou em campo no lugar do titular David Ospina no fim do jogo e se tornou o jogador mais velho a jogar uma Copa do Mundo – 43 anos -.

Local: Arena Pantanal, Cuiabá – MT.
Data: 24 de Junho de 2014, terça Feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Pedro PROENÇA (POR)
Cartões Amarelos: Yasuyuki Konno (JAP) e Fredy Guarín (COL)
Cartões Vermelhos:
Gols: Cuadrado (14′), Martínez (54′ e 82′), Rodríguez (89′) (COL), Okazaki (45+) (JAP)

JAPÃO: Kawashima, Uchida, Yoshida, Konno, Nagatomo, Aoyama (Yamagushi 62′), Hasebe, Kagawa (Kiyotake 85′), Honda, Okubo, Okazaki (Kakitani 69′).
Técnico: Alberto Zaccheroni

COLÔMBIA: Ospina (Mondragón 85′), Arias, Valdés, Balanta, Armero, Mejía, Guarín, Cuadrado (Carbonero 46′), Quintero (Rodríguez 46′), Ramos, Martínez.
Técnico: José Pekérman

Samaras marca no fim e classifica Grécia

O jogo entre as duas equipes que disputavam mais efusivamente a segunda vaga do grupo também foi cheio de emoções e foi definido no finalzinho da partida. No primeiro tempo, a Grécia tomou a atitude de vir pra cima dos marfineses e levou muito perigo ao gol de Barry.

Mesmo indo pra frente, a Grécia teve o azar de ter que fazer duas alterações ainda na primeira etapa: o goleiro Karnezis saiu após sentir fortes dores nas costas depois de uma dividida e Kone também deixou o campo antes do árbitro encerrar os primeiros 45 minutos.Apesar disso, a seleção grega colocou três bolas na trave e fez o primeiro gol da partida aos 40 minutos quando o Tioté errou o passe, e no contra-ataque Samaris marcou.

samaris_grecia-reu2-1
Samaris marcou um dos gols da vitória grega (Foto: Reuters)

O placar adverso fez a Costa do Marfim sair pro jogo. Kalou, Gervinho e Yaya Touré finalizaram com perigo a meta adversária até conseguir o empate aos 28 minutos: Gervinho recebeu bom passe dentro da área e tocou para Bony que bateu bem e fez o gol.

Depois disso, a Grécia partiu desesperada ao ataque, e depois de colocar mais uma bola na trave foi recompensada no final do jogo: Holebas cruzou rasteiro na ponta esquerda e Sio derrubou Samaras por trás na hora do chute. Na cobrança, Samaras cobrou com categoria e colocou a Grécia na próxima fase. Agora, nas oitavas de final, a seleção grega pega a Costa Rica.

Local: Arena Castelão, Fortaleza – CE
Data: 24 de Junho de 2014, Terça Feira
Horário: 17 horas (De Brasília)
Árbitro: Carlos VERA (EQU)
Cartões Amarelos: Serey Die, Kalou, Drogba (CMA)
Cartões Vermelhos:
Gols: Samaris (42) e Samaras (90+) (GRÉ), Bony (74) (CMA)

GRÉCIA: Karnezis (Glykos 24′), Torosidis, Manolas, Sokratis, Holebas, Maniatis, Karagounis (Gekas 78′), Kone (Samaris 12′), Christodoupoulos, Samaras, Salpingidis.
Técnico: Fenando Santos

COSTA DO MARFIM: Barry, Aurier, Bamba, Kolo Touré, Boka, Tioté (Bony 61′), Die, Yaya Touré, Gervinho (Sio 83′), Kalou, Drogba (Diomandé 78′).
Técnico: Sabri Lamouchi

Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.