Chelsea na Copa do Mundo 2014: veja como foi a atuação dos jogadores dos Blues no Mundial do Brasil

Chelsea Brasil fez cobertura completa dos jogos e das performances dos jogadores do clube (Foto: Thiago Braga)

Chelsea Brasil esteve presente durante todos os jogos desse Mundial (Foto: Thiago Braga)

A primeira Copa do Mundo com cobertura completa do Chelsea Brasil acabou, os vencedores e perdedores foram definidos e as histórias da competição foram contadas e repercutidas no planeta inteiro. Mas antes de começarmos a olhar para a pré-temporada que começa com a partida desta quarta-feira (16) contra o Wycombe Wanderers, vamos observar como foi a participação dos jogadores do Chelsea aqui no Brasil.

Foram um total de 14 jogadores dos Blues atuando por sete seleções nacionais diferentes. David Luiz e Frank Lampard foram convocados mas saíram do clube pouco antes do início da Copa do Mundo. Cesc Fàbregas assinou com o Chelsea durante a competição e Diego Costa ainda não foi confirmado, mas pode ser anunciado oficialmente em breve.

Destaque da Copa:
No geral, os jogadores do Chelsea fizeram uma boa Copa, com certos momentos de protagonismo em alguns dos jogos, mas não figuraram entre os maiores nomes do torneio tais como o ex-blue Arjen Robben. O Blue que marcou mais gols na Copa foi Schürrle com três tentos marcados. Apesar de não ter sido titular e até ter ficado fora de alguns jogos, ele foi melhor em comparação aos demais jogadores do clube durante a competição. Sempre aparecendo muito bem, o “12° homem” alemão constantemente mudou as partidas em que entrou como substituto, chegando a ser vital para a Alemanha no jogo contra a Argélia.

Decepção da Copa: Moses jogou a primeira partida como titular mas teve uma performance tão ruim que foi substituído durante aquele mesmo jogo e só retornou no último jogo da Nigéria na Copa, após lesão de seu substituto. Ele até jogou aquele jogo bem, mas em comparação ao que os demais jogadores do Chelsea fizeram nesta Copa, ele fica devendo na conta final.

Se formos levar em conta só o quesito de expectativas não correspondidas, Hazard também foi uma grande decepção. Arriscando poucos dribles e atuando de forma bem tímida, ele teve que ver em James Rodriguez e Neymar, como jogadores de sua faixa etária, correspondendo ao título de “craque do time”. Hazard, porém, teve participação importante em três dos seis gols da Bélgica na competição, o que ameniza o fato de sua performance ter estado abaixo do que o próprio técnico Mourinho espera do rapaz.

No geral, os jogadores do Chelsea foram bem mas não figuraram entre os grandes nomes da competição. Os Blues marcaram sete gols e três assistências nesta Copa. Estas foram as estatísticas dos Blues no Mundial de acordo com o site oficial da Fifa.

Gols:
André Schürrle 3
Oscar 2
Romelu Lukaku 1
Fernando Torres 1

Assistências:
André Schürrle 1
Oscar 1
David Luiz 1

Confira a seguir um breve resumo da performance de todos os jogadores do Chelsea e suas respectivas seleções neste Mundial de 2014.

Oscar foi o grande nome do jogo de estréia (Foto: gazetaesportiva.net)

Oscar foi o grande nome do jogo de estréia (Foto: gazetaesportiva.net)

Brasil (Relembre o especial pré-Copa do Chelsea Brasil com as fichas técnicas dos jogadores).

Jogadores do Chelsea: Willian, Ramires, Oscar

BRASIL 3 X 1 CROÁCIA
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 12 de junho de 2014

Gol de Oscar aos 45 do segundo tempo. O camisa 11 do Brasil realizou aqui sua melhor partida e deveria ter sido nomeado o melhor do jogo. Participou de todos os lances ofensivos, roubou a bola e fez a assistência do primeiro gol de Neymar e também fez o passe que terminou no pênalti sobre Fred. Willian não jogou e Ramires entrou no lugar de Neymar com poucos minutos faltando para o fim do jogo, mas três minutos após entrar já conseguiu roubar a bola que resultou no único gol de Oscar na partida.

BRASIL 0 X 0 MÉXICO
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Data: 17 de junho de 2014

Sem gols do Chelsea. Oscar foi substituído por Willian e Ramires começou titular no lugar de Hulk. Ramires participou pouco na etapa inicial e foi substituído por Bernard para o segundo tempo. Oscar, bem marcado, não apareceu muito, e Willian entrou no fim e também não fez muito.

CAMARÕES 1 X 4 BRASIL
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 23 de junho de 2014

Sem gols do Chelsea. Oscar começou, Ramires entrou aos 18 do segundo tempo e Willian entrou oito minutos depois. Eles não apareceram muito e o destaque da partida terminou sendo Neymar. Vale a pena lembrar que o ex-blue David Luiz marcou sua única assistência na Copa nesta partida, cruzando uma bola na lateral esquerda que resultou no único gol de Fred na competição.

BRASIL 1 (3) X (2) 1 CHILE
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 28 de junho de 2014

Sem gols do Chelsea. O zagueiro Gonzalo Jara marcou gol contra, o único gol do Brasil, mas ele terminou sendo computado pelo juiz como marcado pelo ex-blue David Luiz. O Brasil quase desempatou rapidamente em jogada de Oscar e Neymar mas o Chile controlava as ações no meio e anulava a dupla. Ramires entrou no lugar de Fernandinho e não mudou muita coisa na batalha do meio de campo. Já Willian entrou bem no segundo tempo, mas teve pouco tempo para trabalhar.

BRASIL 2 X 1 COLÔMBIA
Local: Estádio Castelão, Fortaleza (CE)
Data: 04 de Julho

Sem gols do Chelsea, porém outro gol do ex-blue David Luiz em belíssima cobrança de falta. Oscar novamente foi mais importante na marcação do que no ataque, embora tenha conseguido trazer perigo em certas ocasiões. Ramires entrou bem no final da partida para ajudar a suportar a pressão colombiana. William ficou de fora desta partida.

BRASIL 1 X 7 ALEMANHA
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 8 de julho de 2014

Gol de Oscar nos acréscimos do segundo tempo. Ele começou como titular enquanto Ramires e Willian entraram no segundo tempo, com a derrota já encaminhada. Ramires e Oscar até organizaram boas jogadas ofensivas juntos, defendida por Neuer. Foi após jogada de Willian que Oscar marcou o gol de honra do Brasil. O ex-blue David Luiz falhou na marcação em um escanteio que resultou no primeiro gol da Alemanha.

BRASIL 0 X 3 HOLANDA
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data: 12/07/2014

Sem gols do Chelsea. William foi titular pela primeira e Ramires, também titular, foi mais uma vez discreto. Enquanto isso Oscar foi um dos melhores brasileiros em campo, participando sempre das poucas jogadas de ataque brasileiras na partida. O ex-blue David Luiz falhou novamente, cortando muito mal a bola que resultou no segundo gol holandês.

Avaliação geral:
Oscar foi, em disparada, o melhor jogador do Chelsea no Brasil. O único a ser titular em todas as partidas, porém, ele jogou no sacrifício tomando um papel muito mais defensivo no time do que a sua tradicional atuação como o meia criativo da equipe. Neymar era quem jogava em na posição central que Oscar costuma gostar mais.

Ramires possui mais participações e começou algumas vezes como titular, mas não fez grande Copa. Com o volante Paulinho em má fase ele poderia até ter se destacado mais nesta posição, mas quando entrou de titular Felipão preferiu utilizá-lo na ponta direita, no lugar de Hulk. Já Willian jogou menos ainda e, embora demonstrasse certo entrosamento com Ramires e Oscar, ainda não parecia totalmente integrado a equipe brasileira.

Schürrle foi o artilheiro do Chelsea na competição mesmo sem nunca atuar como titular (Foto: telecinco.es)

Schürrle foi o artilheiro do Chelsea na competição mesmo sem nunca atuar como titular (Foto: telecinco.es)

Alemanha (Relembre o especial pré-Copa do Chelsea Brasil com as fichas técnica do jogador).

Jogador do Chelsea: André Schürrle

ALEMANHA 4 X 0 PORTUGAL
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 16 de junho de 2014

Sem gols de jogadores do Chelsea, mas Schürrle entrou bem e em um cruzamento, Rui Patrício desviou mal e Müller completou seu hat-trick no jogo.

ALEMANHA 2 x 2 GANA
Local: Estádio Castelão (CE)
Data/Horário: 21/06/2014

Schürrle não jogou nesta partida.

ESTADOS UNIDOS 0 X 1 ALEMANHA
Local: Arena Pernambuco, Recife (PE)
Data: 26/06/2014

Sem gols do Chelsea. Schürrle apenas aos 44 do segundo tempo e não pode fazer muito.

ALEMANHA 2 x 1 ARGÉLIA
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data: 30/06/2014

Após dois jogos preterido, Schürrle ganha uma nova real oportunidade e se mostra decisivo. A Alemanha atacou mais com ele em campo, e depois de arriscar algumas finalizações, o camisa 9 da Alemanha abriu o placar.

FRANÇA 0 x 1 ALEMANHA
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 3 de julho de 2014

Sem gols do Chelsea. André Schurrle entrou aos 23 minutos no lugar de Klose. Com boa participação ofensiva pelo lado direito, ele teve a oportunidade de matar o jogo cara a cara com Lloris mas finalizou mal. Ele também defendeu bem, anulando o lateral esquerdo francês Patrice Evra no jogo.

BRASIL 1 x 7 ALEMANHA
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 8 de julho de 2014

O jogo já estava decidido quando Schürrle entrou no segundo tempo, mas o matador não perdeu a oportunidade de deixar o dele contra um time totalmente desorganizado. Embora o Brasil já atuasse melhor no segundo tempo, André marcou dois gols, um deles um golaço no ângulo, se consagrando nesta partida como o maior goleador dentre os jogadores do Chelsea na Copa.

ALEMANHA 1 X 0 ARGENTINA
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de julho de 2014

André Schürrle entrou durante o primeiro tempo pela primeira vez, mas não foi como titular. Ele substituiu o contundido Kramer aos 31 minutos. Ele novamente se apresentou bem, dessa vez atuando mais pela esquerda. Em certo momento, Schürrle pôde marcar o gol da vitória, mas não conseguiu dominar a bola. Em outros momentos, ele ajudou bem na marcação. Não marcou gols, porém, no segundo tempo da prorrogação, ainda pela ponta esquerda, ele realizou o cruzamento que terminou no golaço de Mario Götze que decretou a vitória alemã na Copa.

Avaliação Geral: André Schürrle não apareceu muito, nem foi o nome mais falado pelos comentaristas na Copa, mas ele terminou sendo fundamental na campanha alemã como a “arma secreta” no banco de Joachim Löw. O camisa 9 não teve muito tempo de jogo e nem foi titular em nenhuma das partidas, mas provou que tem a paciência e a preparação mental necessária para não se frustar com o banco de reservas e decidir partidas ao entrar durante o jogo. Utilizado como reserva do grande craque do Chelsea na última temporada, Eden Hazard, Schürrle pode ser a sombra necessária para manter o Chelsea em alto nível mesmo se o futuro camisa 10 azul atravessar fases ruins. Foi o único jogador do Chelsea na final e o único campeão.

Courtois fecha o ângulo no minuto final do jogo contra os EUA (Foto: mirror.co.uk)

Courtois fecha o ângulo no minuto final do jogo contra os EUA (Foto: mirror.co.uk)

Bélgica (Relembre o especial pré-Copa do Chelsea Brasil com as fichas técnicas dos jogadores).

Jogadores do Chelsea: Romelu Lukaku, Eden Hazard, Thibault Courtois

BÉLGICA 2 x 1 ARGÉLIA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de junho de 2014

Sem gols de jogadores dos Blues, mas Hazard participou das duas jogadas de gol da Bélgica e realizou dribles e belos passes no jogo. Courtois não foi acionando no jogo e não teve culpa no gol sofrido, uma cobrança de penâlti. Já Lukaku começou como titular mas não jogou bem e foi substituído por Divock Origi aos 13 minutos do segundo tempo.

BÉLGICA 1×0 RÚSSIA
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22 de junho de 2014

Mais uma vez Eden Hazard participou da jogada de gol, porém dessa vez ele ficou apagado durante a maior parte do jogo e só começou a construir jogadas no final do segundo tempo. Já Lukaku repetiu uma má atuação como titular e foi substituído por Origi, que marcou o único gol da partida, no início do segundo tempo. Courtois foi acionado, mas ainda não precisou trabalhar muito.

COREIA DO SUL 0 x 1 BÉLGICA
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Data: 26 de junho de 2014

Sem gols ou maiores lances dos jogadores Chelsea. Courtois foi o único titular. Foi a partida em que ele foi mais exigido na fase de grupos e ele foi seguro em sua performance. Já Hazard e Lukaku foram poupados, com o camisa 10 entrando aos 43 do segundo tempo.

BÉLGICA 2 x 1 ESTADOS UNIDOS
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA
Data: 1º de julho de 2014

Lukaku fez um gol e participou da jogada de outro durante o primeiro tempo da prorrogação e foi o grande herói da classificação belga para as quartas de final. Foi também uma grande partida para os outros jogadores belgas do Chelsea na Copa. A seleção belga bombardeou os norte-americanos com 38 finalizações, 26 delas no gol, e Hazard, e o ex-blue Kevin de Bruyne tiveram participação vital na construção destas jogadas, além do próprio Lukaku na prorrogação. Já Courtois também defendeu bem quando exigido e em certos momentos precisou operar milagres, abafando um chute cara a cara contra o grande jogador dos EUA, Clint Dempsey e fechando muito bem o ângulo de Wondolowski no ultimo lance do tempo regulamentar, que sozinho contra o goleiro terminou chutando a bola para fora.

ARGENTINA 1×0 BÉLGICA
Local: Estádio Nacional, em Brasília (DF)
Data: 5 de julho de 2014

Sem gols do Chelsea, entretanto Courtois defendeu um gol certo de Lionel Messi em lance um-contra-um. Eden Hazard começou como titular mas jogou mal e foi substituído por Chadli aos 30 do segundo tempo. Romelu Lukaku ficou no banco até os 14 do segundo tempo, quando entrou no lugar de Divock Origi, e também não fez grande partida. O jogador mais ativo no ataque belga era o ex-blue Kevin De Bruyne mas, no fim, Bélgica foi eliminada sem fazer muito para tentar empatar o jogo.

Avaliação Geral: Com grandes atuação apenas no jogo contra os EUA, a seleção inteira Bélgica fez boa Copa do Mundo mas falhou em “surpreender como todos esperavam” no torneio. Courtois terminou sendo o melhor jogador do Chelsea no time por sua regularidade. Já Hazard não fez uma Copa ruim, mas foi apenas “mais um” no time belga, decepcionando por não tomar o papel de protagonista que dele era esperado. Lukaku jogou bem só em uma partida mas como a sua performance classicou o time para as quartas, ele se salva de ser o pior Blue no Mundial.

Cahill teve sua melhor atuação contra o Uruguai (Foto: zimbio.com)

Cahill teve sua melhor atuação contra o Uruguai (Foto: zimbio.com)

Inglaterra (Relembre o especial pré-Copa do Chelsea Brasil com a ficha técnica do jogador).

Jogadores do Chelsea: Gary Cahill

INGLATERRA 1 X 2 ITÁLIA
Local: Arena Amazônia, Manaus (AM)
Data: 14 de junho de 2014

Gary Cahill jogou até o fim como titular fazendo dupla com Jagielka. Ele falhou na marcação de Balotelli durante o gol de cabeça do italiano mas, em geral, sua performance não se destacou positivamente ou negativamente.

INGLATERRA 1 X 2 URUGUAI
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Data: 19 de junho de 2014

Cahill seguiu fazendo fazendo dupla com Jagielka. Apesar da derrota, o inglês fez uma boa partida. Se não fosse a participação do zagueiro dos Blues, a derrota poderia ter sido pior.

INGLATERRA 0 X 0 COSTA RICA
Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 24 de junho de 2014

Jogando a terceira e última partida seguida como titular na zaga, dessa vez Cahill fez dupla com Phil Jones. Novamente, ele não comprometeu, chegando em um lance a defender um chute perigoso de Joel Campbell. Já o ex-blue Frank Lampard jogou sua única partida na Copa aqui, atuando como titular do início ao fim. Roy Hodgson lhe deu a faixa de capitão durante a partida. Ele fez algumas boas jogadas.

Avaliação Geral: Gary Cahill teve uma boa, porém nada impressionante atuação regular na defesa inglesa, sendo titular nos três jogos. Não teve culpa pela desclassificação prematura da Inglaterra, apesar de ter dado entrevista dizendo que este foi “um dos piores sentimentos que já teve na carreira”.

Azpilicueta jogou com mais gosto contra o Chile no Maracanã (Foto: zimbio.com)

Azpilicueta jogou com mais gosto contra o Chile do que contra a Holanda (Foto: zimbio.com)

Espanha (Relembre o especial pré-Copa do Chelsea Brasil com as fichas técnicas dos jogadores).

Jogadores do Chelsea: César Azpilicueta, Fernando Torres, Cesc Fabregas

ESPANHA 1 X 5 HOLANDA
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 13 de junho de 2014

Sem destaques dos jogadores do Chelsea. Azpilicueta foi titular na sua posição de origem, a lateral direita, mas não jogou bem. O possível futuro blue Diego Costa também não jogou bem e saiu para a entrada Torres. Fabregas também entrou no segundo tempo mas os dois mal tocaram na bola. O ex-jogador do Chelsea Arjen Robben foi o melhor em campo com dois gols, um deles golaço driblando Casillas.

ESPANHA 0 X 2 CHILE
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de junho de 2014

Outro jogo sem destaques do Chelsea. Cesar Azpilicueta jogou melhor e defendeu bem na lateral direita. Fernando Torres entrou novamente no lugar de Diego Costa no decorrer do jogo, mas os dois não fizeram muito. Fabregas não jogou.

AUSTRÁLIA 0 X 3 ESPANHA
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 23 de junho de 2014

Gol de Torres aos 24 do segundo tempo e do ex-blue Juan Mata aos 37 do segundo tempo. Torres foi titular. Azpilicueta novamente não comprometeu. Fabregas entrou no lugar de Cazorla aos 23 do segundo tempo e fez a jogada que resultou no gol do ex-blue Mata, que entrou no lugar de Villa aos 11 do segundo tempo.

Avaliação Geral: Na maior frustação da Copa, nada funcionou muito bem na atual campeã Mundial, incluindo os jogadores do Chelsea. Porém, atuando como reserva na maior parte dos jogos, é difícil creditar a desclassificação em Torres ou Fabregas. Torres até marcou gol quando foi titular durante a partida para cumprir tabela, embora também tenha perdido um gol claro contra a Holanda. Já Azpilicueta jogou mal no primeiro jogo mas se recuperou defensivamente nas demais partidas, sendo o melhor dentre estes três que pouco se destacaram na competição.

Atsu não venceu contra Portugal, mas fez sua melhor atuação individual (Foto: uefa.com)

Atsu não venceu contra Portugal, mas fez sua melhor atuação individual contra os lusitanos(Foto: uefa.com)

Gana (Relembre o especial pré-Copa do Chelsea Brasil com a ficha técnica do jogador)

Jogadores do Chelsea: Christian Atsu

GANA 1 x 2 ESTADOS UNIDOS
Local: Estádio das Dunas (RN)
Data/Horário: 17 de junho de 2014

Atsu foi titular e teve grande participação no primeiro tempo, mas caiu de produção no segundo tempo e foi substítuido por Adomah quatro minutos antes do único gol de Gana. O ex-blue Essien fez sua única partida na Copa, entrando no lugar de Rabiu aos 26 do segundo tempo. Teve uma participação modesta e sofreu uma lesão no dedo do pé.

ALEMANHA 2 x 2 GANA
Local: Estádio Castelão (CE)
Data/Horário: 21/06/2014

Christian Atsu se apresentou bem no primeiro tempo novamente. O ponta direita ganê constantemente avançava contra a defesa alemã com seus dribles e trouxe perigo. Porém, ele não finalizou bem e faltou maior coordenação de jogadas e troca de passes com os companheiros de equipe. Mais uma vez ele se cansou e foi substituído no segundo tempo.

PORTUGAL 2 X 1 GANA
Local: Estádio Nacional, Brasília (DF)
Data: 26/06/2014

Atsu deu sequência a sua boa fase e foi o melhor do time na primeira etapa. Dessa vez ele jogou durante a partida inteira mas não foi suficiente para conseguir ajudar o time a se classificar para as oitavas.

Avaliação Geral: Atsu demonstrou todo seu potencial e fez ótima Copa do Mundo. Apesar de ainda precisar melhorar alguns de seus fundamentos, ele poderia ser uma ótima opção para completar o elenco e integrar o banco de Mourinho na próxima temporada do Chelsea, caso o português não prefira emprestá-o novamente. Vale lembrar que Atsu ainda não foi testado nenhuma vez no grupo do Chelsea pois foi emprestado assim que o contrataram.

Omeruo e Mikel fazem boa Copa, mesmo impressionar (Foto: yahoo.com)

Omeruo e Mikel fazem boa Copa, mesmo impressionar (Foto: yahoo.com)

Nigéria (Relembre o especial pré-Copa do Chelsea Brasil com as fichas técnicas dos jogadores).

Jogadores do Chelsea: Victor Moses, John Obi Mikel, Kenneth Omeruo

NIGÉRIA 0 X 0 IRÃ
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Data: 16 de junho de 2014

Dos jogadores do Chelsea, o zagueiro Omeruo foi o melhor na partida. Mikel, jogando mais perto do trio de meias, foi bem mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo dos iranianos. Já o Moses foi tão mal em campo que saiu no início do segundo tempo e só voltou a ser utilizado pelo treinador Stephen Khesi na última partida da Nigéria na Copa, contra a França.

NIGÉRIA 1 X 0 BÓSNIA
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
Data: 21 de junho de 2014

Sem gols do Chelsea. Mikel levou amarelo. Ele e Omeruo fizeram seu papel sem grande destaque. Omeruo sofreu contusão no fim do jogo, mas terminou não sendo nada grave.

NIGÉRIA 3 X 2 ARGENTINA
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data: 25/06/2014

Os dois gols foram marcados por Musa, sem participação de jogadores do Chelsea. Os Blues também não foram responsáveis pelos gols argentinos. Omeruo recebeu amarelo nesta partida. De novo, Mikel e o zagueiro não se destacaram nem comprometeram.

FRANÇA 2 X 0 NIGÉRIA
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data: 30/06/2014

Sem gols do Chelsea mas teve bola salva em cima da linha por Victor Moses. Ele voltou ao time titular após a lesão de Babatunde na última partida. Apesar de ter evitado este gol francês enquanto o placar ainda estava zerado, a atuação de Moses no geral foi discreta. Já Mikel fez ótima partida, organizando o ataque nigeriano e também impedindo um gol francês, bloqueando um chute de Karim Benzema. Omeruo jogou bem mais uma vez, anulando vários ataques dos franceses.

Avaliação Geral: Mikel e Omeruo fizeram boa Copa do Mundo e, embora não tenham se destacado individualmente, o jovem zagueiro de apenas 20 anos não comprometeu em partidas de nível internacional o que pode indicar um belo futuro a frente para ele. Já Moses terminou sendo o pior jogador Blue na competição, sendo preterido pelo técnico durante a maior parte do Mundial devido a suas performances abaixo da média. Mesmo assim, ele teve um lance de redenção durante o jogo da França, mantendo em positivo o saldo dos jogadores do Chelsea em relação aos jogadores de outros clubes que foram mal nesta Copa.

Thiago Braga