Alemanha e Portugal duelam na Fonte Nova; Gana enfrenta Estados Unidos

Seleção alemã é uma das favoritas ao título (Foto: The Sun)
Seleção alemã é uma das favoritas ao título (Foto: The Sun)

Nesta segunda feira (16), Alemanha e Portugal entram em campo para um dos jogos mais aguardados desta Copa do Mundo. Ao que tudo indica, André Schürrle estará no time titular e fará sua estreia em mundiais. Na outra partida do grupo, mais um jogador do Chelsea deve fazer sua primeira partida em uma Copa. Christian Atsu, que esteve emprestado ao Vitesse, deve ser titular no confronto contra os Estados Unidos.

Com mudanças, alemães estão prontos para o confronto

O técnico alemão Joachim Low, preocupado em parar Cristiano Ronaldo e o contra ataque português, deve armar uma defesa com quatro zagueiros. Assim, Phillip Lahm atuaria como volante, posição que jogou por quase toda a temporada. Bastian Schweinsteiger, mesmo liberado pelo departamento médico, não deve ser titular por não estar nas melhores condições físicas. Para a vaga do lesionado Marco Reus, Low deve optar por Lukas Podolski. O jogador entrou bem durante o amistoso contra a Armênia, partida que Reus se lesionou, e deve herdar a vaga. O blue André Schürrle também tem seu lugar garantido no meio campo alemão, que também deve ter Tony Kroos no lugar de Mesut Ozil. No ataque, Thomas Muller será titular e Miroslav Klose ficará no banco, a espera de uma oportunidade para tentar superar Ronaldo como o maior artilheiro das Copas.

Com todo grupo à disposição, Paulo Bento esconde equipe titular

No lado português, Paulo Bento não confirma a escalação da sua equipe. Na sua última coletiva, nem sequer tirou a dúvida que paira sobre a imprensa portuguesa sobre quem será o atacante titular. Héder, Helder Postiga e Hugo Almeida disputam uma vaga no comando do ataque. De acordo com o treinador, a escolha seria feita na véspera da partida, mas só divulgada minutos antes do confronto. Além das dificuldades de enfrentar uma seleção tri campeã do mundo logo na estreia, Paulo Bento destacou outro adversário: o calor. O técnico não está nem um pouco satisfeito em disputar uma partida às 13 horas em Salvador e criticou a escolha do horário. “Prejuízo é fazer jogos às 13h. Nos Estados Unidos, na Copa do Mundo de 1994, também jogaram esse horário com temperaturas bastante elevadas e isso é mau para os jogadores, para os torcedores, para todos. Não é uma forma de proteger o futebol”, disse o treinador.

Ficha Técnica

ALEMANHA x PORTUGAL

Local: Arena Fonte Nova (BA)

Data/Horário: 17/06/2014, às 13h

Árbitro: Milorad Mazic (SRB)

Assistentes: Milovan Ristic (SRB) e Dalibor Djurdjevic (SRB)

Transmissão: Band, Globo, ESPN Brasil, Fox Sports, BandSports, SporTV

Alemanha: Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels e Howedes; Lahm, Khedira, Schurrle, Kroos e Podolski; Muller. Técnico: Joachim Low

Portugal: Beto; João Pereira, André Almeida, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho, Raúl Meireles (William Carvalho), Cristiano Ronaldo e Vieirinha (Varela); Hélder Postiga (Hugo Almeida ou Héder). Técnico: Paulo Bento

Com clima de revanche, Gana e Estados Unidos medem forças em Natal

Ganeses querem surpreender na Copa (Foto: Getty Images)
Ganeses querem surpreender na Copa (Foto: Getty Images)

Pela terceira vez seguida em Copas do Mundo, Gana e Estados Unidos estarão frente a frente. Os africanos venceram os dois confrontos por 2 a 1, na fase de grupos em 2006 e nas oitavas de final em 2010. A experiência em Copas pode pesar para os americanos, que farão sua 30ª partida enquanto os ganeses farão a décima. Além disso, a seleção ganesa é a que tem a menor média de idade do torneio: 24,8 anos. Um dos jovens destaques dos Black Stars é Christian Atsu. O jogador de 22 anos já atuou pela seleção em 23 partidas, marcou quatro gols e é uma das promessas ganesas. Em um grupo que ainda tem Alemanha e Portugal, uma derrota neste confronto pode pesar muito para uma eliminação na primeira fase.

Grupo jovem, e com um toque de experiência, é a aposta de Gana

Melhor seleção africana na última Copa, os ganeses estão prontos para surpreender novamente. Em 2014 será mais difícil, o grupo não é tão favorável quanto em 2010. Austrália e Sérvia foram trocadas por Estados Unidos e Portugal, a Alemanha também foi adversária na África. De acordo com o atacante Asamoah Gyan, o rótulo de azarão não incomoda o time, pelo contrário, motiva os jogadores. Com uma seleção jovem, com jogadores como Christian Atsu e Jordan Ayew, o treinador Kwesi Appiah conta com a experiência de Michael Essien, Sulley Muntari, Kevin-Prince Boateng, Kwadwo Asamoah e Asamoah Gyan para levar o time às oitavas de final.

“Otimismo” é a palavra da vez na seleção norte americana

“Nós queremos ir longe. Agendei meu voo de volta para depois da final.” Essas foram as palavras do otimista treinador Jurgen Klinsmann. Pelo visto, confiança é o que não falta na terra do Tio Sam. A equipe treinou na quente Califórnia antes de vir para o Brasil e se sente preparada para dar o máximo no calor brasileiro. Os americanos são fortes no contra ataque e já aprontaram na Copa das Confederações em 2009 ao eliminar a Espanha e quase vencer o Brasil na final, cedendo a virada após estar vencendo por 2 a 0. Em 2010, empataram com a Inglaterra e ficaram com a primeira posição do grupo. Para tentar outra surpresa, Klisnmann confia em Tim Howard, Clint Dempsey e Michael Bradley. Uma boa atuação do time passa por esses três nomes.

Ficha Técnica

GANA x ESTADOS UNIDOS

Local: Estádio das Dunas (RN)

Data/Horário: 17/06/2014, às 19h

Árbitro: Jonas Eriksson (SWE)

Assistentes: Mathias Klasenius (SWE) e Daniel Warnmark (SWE)

Transmissão: Band, Globo, ESPN Brasil, Fox Sports, BandSports, SporTV

Gana: Dauda; Afful, Mensah, Boye e Asamoah; Rabiu (Essien), Muntari, Atsu, Boateng e Ayew; Gyan . Técnico: Kwesi Appiah

Estados Unidos: Howard; Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Zusi, Jones, Bradley, Davis e Dempsey; Altidore. Técnico: Jurgen Klinsmann

Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.