Chelsea contrata arquitetos do Ninho de Pássaro para expansão do Stamford Bridge

Arquitetos do Ninho de Pássaro projetarão o novo Stamford Bridge (Foto: Getty Images)
Arquitetos do Ninho de Pássaro projetarão o novo Stamford Bridge (Foto: Getty Images)

Pensando em realizar um dos sonhos antigos do clube, o de ampliar a capacidade de seu estádio, o Chelsea consultou os arquitetos do estádio símbolo das Olimpíadas de Pequim, o chamado “Ninho de Pássaro”, Herzog & de Meuron, para projetar a renovação do Stamford Bridge.

Com sede na Suíça, a Herzog & de Meuron, uma das maiores companhias de arquitetura do mundo, foi contratada trabalhar ao lado do estúdio Lifschutz Davidson Sandilands, um dos principais da Inglaterra, tendo trabalhado nos projetos urbanísticos ao redor do Wembley, e que já havia se comprometido, em meados de 2014, em projetar uma ampliação da capacidade de Stamford Bridge para 60 mil espectadores.

Atualmente, o estádio tem capacidade para 41.837 lugares, o que acaba por limitar a renda anual do clube, já que estudos do próprio Chelsea mostram que o clube conseguiria lotar um estádio com o dobro da capacidade. Um maior público a cada jogo incrementaria ainda mais as contas do clube, possibilitando seguir de forma mais confortável as regras do Fair Play Financeiro.

O Architects Journal, periódico inglês dedicado a Arquitetura, revelou que Herzog & de Meuron já têm em mãos projetos conceito para o novo Stamford Bridge, o que significa dizer, segundo o periódico, que o projeto poderia ganhar vida em breve.

O Chelsea anunciou, em junho de 2014, que havia encomendado um estudo da área em torno do estádio, para concluir se uma expansão é realmente possível, após aparentemente ver as opções para se mudar para Earls Court, Battersea Power Station e White City se exaurirem. De acordo com o Architects Journal, a contratação de Herzog & de Meuron é um sinal não só de que a expansão é possível, mas demonstra que o clube já está projetando o próximo passo para ampliação do estádio.

Ao anunciar o estudo, em junho, o clube se comunicou oficialmente, dizendo:

“Vamos avaliar o potencial de melhorias para as áreas de propriedade pública ao longo de Fulham Road e da área ao redor do campo de futebol, incluindo a possibilidade de decks sobre as linhas ferroviárias para o leste e norte do terreno. Isso poderia criar passeios públicos paisagísticos e ciclovias, além de reduzir o tráfego de pedestres em Fulham Road e em outras ruas próximas, em dias de jogo.

O estudo também avaliará a viabilidade de uma expansão do estádio no interior do terreno onde historicamente se encontra o Stamford Bridge, potencialmente para ampliar sua capacidade, melhorar as suas instalações e melhorar também a circulação de pessoas e veículos tanto nos dias de jogo quanto nos outros.

Como primeiro passo, a consulta será realizada com os atores locais, incluindo comunidade e grupos de moradores, para pareceres sobre as condições existentes na área.”

Neste mesmo comunicado oficial, o Chelsea havia relatado ainda não se preocupar com possíveis projetos arquitetônicos para o novo Stamford Bridge, acrescentando que estava focado ainda nesta primeira etapa do estudo.

Contudo, a notícia de que a Herzog & de Meuron estaria envolvida no projeto, significa dizer que esta etapa já foi concluída e que uma expansão do estádio do Chelsea é realmente possível e deverá acontecer nos próximos anos.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.