César Azpilicueta, ou simplesmente Dave, fala sobre sua juventude no futebol (Foto: Chelsea FC)

César Azpilicueta relembra a infância e adolescência

César Azpilicueta, ou simplesmente Dave, fala sobre sua juventude no futebol (Foto: Chelsea FC)
César Azpilicueta, ou simplesmente Dave, fala sobre sua juventude no futebol (Foto: Chelsea FC)

Em uma nova série no site oficial do Chelsea, os jogadores do elenco são convidados a voltar um pouco ao passado e revisitar a juventude, e como a vida era quando estavam apenas começando a caminhada para estar entre os melhores jogadores de futebol.

O entrevistado da vez é César Azpilicueta, que reflete sobre seu tempo nas categorias de base do clube da sua cidade, o Osasuna.

 Que idade você tinha quando começou no Osasuna?

Eu tinha 12 anos. Antes eu jogava pelo time da minha escola, até os 11 anos, mas no último ano antes de eu entrar no Osasuna, eu já estava treinando com eles uma vez por semana, mesmo jogando pelo time da escola.

Em quais posições você jogava?

Eu sempre fui um atacante, quando eu era mais jovem. Às vezes eu jogava na lateral direita ou como lateral-direito, mas eu era um atacante até os 15 ou 16 anos. Na equipe reserva no Osasuna (quando jogava com os caras mais velhos), eu às vezes jogava de lateral-direito ou lateral-esquerdo, mas não regularmente. Em seguida, já com meus 18 anos, eu me tornei o lateral-direito no time principal.

Você chegou a atuar com jogadores que também passaram a se tornar conhecidos?

Não na minha faixa etária, mas joguei com Nacho Monreal (Arsenal) e Raúl Garcia (Atlético de Madrid), que eram dois ou três anos mais velho que eu. Javi Martinez (Bayern de Munique) também estava no Osasuna, mas ele saiu sem nunca jogar na equipe principal.

Algum treinador foi importante na época?

Todo treinador era importante, mas a cada dois anos eles mudavam porque você muda de categoria, de faixa etária. Eu apenas tentei aprender o máximo que pude com todos eles e tentar melhorar.

Você morava perto do campo de treinamento?

Sim, Pamplona (foto abaixo). Não é uma cidade muito grande, então fica perto, a apenas cerca de 10 minutos de Osasuna.

Palácio de Navarro, em Pamplona (Foto: Eusk Pictures)
Palácio de Navarro, em Pamplona (Foto: Eusk Pictures)

Que tipo de música você ouvia quando jovem?

Não houve realmente um artista ou banda que eu gostava em especial, eu só ouvia um pouco de tudo.

Alguma roupa embaraçosa ou cortes de cabelo vergonhosos?

Eu tive algumas experiências ruins, mas nada muito sério. Provavelmente, quando eu estava em torno de 16 ou 17 anos, como todo mundo faz. Mas eu certamente nunca quis pintar meu cabelo

Qual o conselho mais importante que já recebeu?

Eu tive muitos, mas às vezes me diziam para apenas observar como outros jogadores agem em campo ou treinam, daí você aprende sem nem conversar com esses jogadores, você apenas tenta seguir o seu exemplo.

Azpi nos tempos das categorias de base do Osasuna (Foto: Navarro Sport)
Azpi nos tempos das categorias de base do Osasuna (Foto: Navarro Sport)

Você se lembra do momento que você assinou um contrato profissional?

Foi um pouco estranho, porque eu estava jogando com os sub-19 e depois de um mês eu já estava no time reserva. Na mesma temporada, em fevereiro, fiz minha estreia na equipe principal e, em seguida, eu estava entre os dois times, completando o elenco.

Comecei a temporada seguinte com a primeira equipe e, em seguida, voltei para as reservas, porque eu não estava jogando, antes de me mudarem de volta para a primeira equipe em outubro ou novembro. Então eu tinha um contrato de reserva, mas no mesmo ano me deram um contrato profissional.

Algum gol memorável como um jovem jogador?

Marquei um monte de gols, eu era atacante, apesar de que as pessoas podem não acreditar muito. Marquei muitos gols de dentro da grande área, não muitos de fora, mas acho que não dá pra escolher um especial.

Compartilhe

Comments

Category: Chelsea Football Club

Tags: