Chelsea comemora o título de mais uma Copa da Liga (Foto: Getty Images)

Blog: Twitter UK faz matéria sobre a repercussão da final da Capital One Cup na rede social

Chelsea comemora o título de mais uma Copa da Liga (Foto: Getty Images)
Chelsea comemora o título de mais uma Copa da Liga (Foto: Getty Images)

Depois do anúncio de que o Chelsea havia sido o time da Premier League com maior audiência ao redor do mundo na temporada 2013/2014, o Chelsea tem traçado estratégias de marketing voltadas para os mercados fora do Reino Unido, como política de expansão da marca e aumento na arrecadação ao redor do globo. Para esta estratégia, uma das principais ferramentas são as redes sociais, que permitem interação entre o clube e comunidades de torcedores, como o Chelsea Brasil, e torcedores, e entre próprios torcedores do clube, o que potencialmente aumenta o número de simpatizantes do clube ao redor do mundo.

Vale lembrar que o mapeamento de audiência e do impacto da marca ao redor do mundo tem reflexo direto nos contratos que o clube consegue com patrocínios, parceiros comerciais, e etc. Não a toa o Chelsea anunciou, recentemente, o segundo maior contrato de patrocínio não só da Inglaterra, mas do mundo, segundo levantamento da Sky Sports na última semana. Os Blues receberão cerca de 40 milhões de libras por temporada.

E confirmando a popularidade do Chelsea a nível global, o twitter divulgou, oficialmente em sua página do Reino Unido, uma matéria sobre o impacto da final da Capital One Cup, vencida sobre o Tottenham, no último domingo. Além de resumir a cobertura do jogo e da comemoração dos blues através da rede social, compilando as principais postagens sobre o jogo.

No mapa acima, é possível ver os pontos luminosos, representando a quantidade de ‘twittadas’ ao redor do mundo sobre a final do torneio. Quanto maiores e mas claros os pontos luminosos, maior a incidência de publicações sobre o tema na rede social. O mapa mostra a repercussão desde o pré-jogo até três horas após o fim do confronto, passando pelos momentos de maior postagens, como início do jogo, os gols do Chelsea e o final da partida, com comemoração azul! Notem como a quantidade e a luminosidade dos pontos azuis (postagens que citam o Chelsea) é significativamente maior do que as dos pontos vermelhos (postagens referentes ao Tottenham).

Interessante observar que, fora do Reino Unido, onde obviamente o interesse pela partida era maior, algumas regiões se destacaram por um grande número, como os Estados Unidos, a América do Sul, com destaque para os torcedores do Chelsea no Brasil, que representaram bem o clube, e América Central. A região da Malásia e Indonésia, na Ásia, também teve grande incidência de publicações favoráveis aos Blues, provando que a estratégia de se fazer a pré temporada na região, antes da temporada 2013/2014, foi uma escolha comercial que vem rendendo frutos ao clube.

Apesar da vitória do Chelsea no torneio e da maior incidência de postagens sobre o clube ao longo da final, os torcedores dos Blues perderam uma batalha antes do jogo. A organização do torneio, em parceria com a administração de Wembley, fizeram um torneio no twitter, em que qual clube tivesse mais postagens com as hashtags #SpursAtWembley ou #ChelseaAtWembley, teria o famoso arco do estádio iluminado com as cores do time durante a partida. Os Tottenham venceu o acirrado concurso, com curta vantagem de 51% das postagens, contra 49% a favor do Chelsea.

Twitter oficial do Tottenham comemora a “conquista do arco” de Wembley no twitter:

Imagem de como estava iluminado o arco durante a disputa pela rede social, divulgada no perfil oficial da Football League:

Com o fim do jogo, e o Chelsea campeão, o perfil do fórum de torcedores do Chelsea publicou uma foto satirizando a conquista do arco pelo Tottenham, já que após a partida, o arco ficou completamente iluminado de azul pela vitória dos Blues:

A final foi o evento esportivo mais twittado na Grã Bretanha, mesmo em um dia em que aconteceu um clássico pela Premier League, Liverpool  eManchester City; e um importante confronto, recheado de rivalidade, entre Inglaterra e Irlanda, pelo torneio de rugby Six Nations, lembrando que rugby é um esporto extremamente popular no Reino Unido. Abaixo você pode ver os dados. Em resumo, na Grã Bretanha, foram mais de 277 mil tweets ao longo do jogo, de mais de 104 mil perfis diferentes. Num total, mais de 2,1 milhões de perfis no twitter se envolveram em postagens sobre o assunto, dentre “retweets” e “favoritadas”, num total de 70 milhões de interações durante o período de cobertura do jogo. A média de tweets por minuto durante a partida foi de incríveis 841 postagens, o que dá uma média de mais de 14 tweets por segundo, apenas no Reino Unido.

Os principais momentos da partida, como os gols dos Blues, foram postados em tempo real pelo canal oficial de transmissão da partida na Inglaterra, a Sky Sports. Os cinco momentos, divulgados pelo canal, mais discutidos ao longo da transmissão foram:

 

1º Fim de jogo, Chelsea se consagra campeão 2º John Terry marca 1-0 para o Chelsea 3º Diego Costa marca 2-0 para o Chelsea 4º O Chelsea levanta a taça da Capital One Cup 5º Didier Drogba substitui Diego Costa no Chelsea

O capitão dos Blues, John Terry, foi a pessoa mais discutida no twitter no Reino Unido, seguido por seu treinador José Mourinho e pelo atacante do Tottenham Harry Kane. Enquanto isso, o Chelsea usou seu perfil oficial no Vine para criar um belo efeito em convocação dos torcedores do Chelsea para acompanhar o jogo, fazendo uma vídeo-montagem com Stamford Bridge e o estádio de Wembley; o perfil do clube também divulgou um pequeno vídeo da comemoração dos jogadores nos vestiários :

https://twitter.com/ChelseaFC/status/572027861470744578 https://twitter.com/ChelseaFC/status/572151298109280256

Torcedores de ambos os lados também utilizaram seus perfis para divulgar fotos acompanhando a partida. Em especial, foi utilizada a hashtag #FinalSelfie para identificar fotografias pessoais de torcedores no estádio. Até Diego Costa entrou na brincadeira, fazendo uma selfie especial para o perfil oficial do torneio:

 

Para finalizar a matéria, o Chelsea Brasil selecionou uma postagem do perfil oficial do Chelsea no Vine, em que o clube selecionou as principais imagens publicadas por fãs e pelo clube ao longa da semana que levou ao título da Capital One Cup pela quinta vez na história do clube:

Compartilhe

Comments

Category: Blog

Tags: