Blog: Em breve, vaga no banco de reservas será pouco para Dominic Solanke

Ruben Loftus-Cheek e outros jogadores de base, Solanke é cotado como uma das melhores promessas do Chelsea (Foto: Getty Images)
Ruben Loftus-Cheek e outros jogadores de base, Solanke é cotado como uma das melhores promessas do Chelsea (Foto: Getty Images)

Ouvir notícias positivas sobre a base do Chelsea e dos jogadores dela não é novidade, ou até negativas, como a venda de jogadores promissores que foram mal aproveitados no clube e que está jogando em alto nível.

Em relação aos jogadores, além de Loftus-Cheek, Boga, Brown, Lewis Baker e Christensen, outro que está se destacando bastante é o inglês com descendência nigeriana, Dominic Solanke. O jovem atacante vem sendo o principal artilheiro da equipe e sendo comparado a grandes artilheiros natos, como Diego Costa.

Solanke iniciou a carreira como meio-campista. Neste período, já era presença certa nas convocações da seleção inglesa sub-16, com seis jogos disputados e apenas um gol marcado.

Na temporada 2013/14 foi avançado para o ataque e deslanchou de vez. Solanke foi convocado para a Euro Sub-17. Nos quatro jogos do torneio, não balançou as redes apenas na última rodada da fase de grupos, quando a Inglaterra perdeu por 2 a 0 para a Holanda.

Na final, marcou o gol do empate em 1 a 1, novamente com a Holanda. Os ingleses acabaram garantindo o título, após a vitória por 4 a 1 nos pênaltis. Solanke terminou a competição como artilheiro, com quatro gols marcados, junto com o holandês Jari Schuurman.

No retorno ao Chelsea, o atacante manteve a fase goleadora com 20 gols em 25 jogos no time sub-18. Números que lhe renderam a conquista de Jogador Jovem do ano de 2014 e a promoção para o elenco sub-21 dos Blues, apesar dos 17 anos. Para manter o bom início, o atacante se firmou como um dos titulares na equipe, que disputa a UEFA Youth League.

Na atual edição da UEFA Youth League, o jogador é artilheiro isolado com 11 gols, pois marcou dois na última vitória por 4 a 0 sobre o Roma. Além de ser goleador, o jovem jogador dos Blues já deu cinco assistências na competição.

Por causa do bom rendimento, Solanke já teve sua primeira oportunidade na equipe principal. O atacante fez sua estreia no dia 21 de outubro de 2014, quando entrou no lugar de Oscar, aos 27 minutos do segundo tempo.

Com o tempo, naturalmente Dominic deve garantir sua vaga no time principal. Ao lado dos meio-campistas Isaiah Brown, Loftus-Cheek e Lewis Baker, ele compõe a quadra de jogadores mais promissores dos Blues. E o técnico José Mourinho já declarou: “Se eles não chegarem à seleção principal da Inglaterra, podem botar a culpa em mim”.

Como foi afirmado no início da matéria, que não só os jogadores da base estão em boa fase, como o time em si está. A equipe sub-19 do Chelsea está na final da UEFA Youth League, contra o Shaktar Donetsk. A expectativa é de vitória azul e de mais uma taça para a história da base dos Blues.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.