A liderança do Chelsea não se destaca apenas na tabela do campeonato

Um capitão, um líder, uma lenda. São muitas palavras pra definir o que o zagueiro, John Terry, representa para o Chelsea e para todo o futebol. O cenário mudou diversas vezes, mas ele continua lá, exercendo seu papel de liderança e ganhando o respeito de todos ao seu redor. Em entrevista, o técnico, Antonio Conte, falou sobre a atual situação do jogador, fora dos gramados por conta de uma lesão no ligamento do pé, sofrida na partida contra o Swansea City, importância do capitão dentro o vestiário e as diversas funções que o camisa 26 exerce no Chelsea.

É importante analisar a história de Terry no clube e o que a visão de Conte, como treinador, podem agregar dentro e fora de campo.

“John é o nosso capitão”.

“Eu acredito que ele faz um ótimo trabalho, quando joga”.

“Agora que ele não está jogando, está me ajudando muito no vestiário, para mandar a mensagem certa aos jogadores”.

“John ama este clube e eu acredito que é importante, agora, estar focado no presente. Eu não falo sobre o futuro.”

“Conhecendo John muito bem, neste período, eu estou satisfeito de conhecer o homem, não apenas o jogador”.

O olhar “humano” de Conte, tão presente e responsável na recuperação de jogadores como Victor Moses, um dos destaques do Chelsea na temporada, passa também pelo relacionamento fora do campo, quando percebe a vontade, o caráter e a paixão dos jogadores. Não seria difícil imaginar que um técnico com esses valores, tão esquecidos dentro do cenário do futebol atual, percebesse que Terry joga com amor a camisa e pode cumprir mais de um papel dentro do clube.

“Eu repito, ele é um jogador importante para nós, independente se ele joga ou não. Porque ele é o nosso capitão, ele continua sendo o nosso capitão”.

“É importante para mim mandar o espírito certo no vestiário. Eu espero tê-lo disponível para jogar. Mas também, no momento, é importante tê-lo neste papel”.

“Agora ele está machucado, mas está nos ajudando em cada jogo, vindo conosco em casa e fora para dar a mensagem certa. É muito positivo”.

“Eu acredito que agora é melhor focar no presente, eu não gosto de olhar muito a frente. Mas, John é capaz de fazer diferentes funções no futebol”.

Em momentos difíceis,  alguém com a capacidade de liderança de Terry pode controlar o “clima” no vestiário e ajudar, como disse Conte, a passar a mensagem para cada jogador. O treinador do Chelsea está ganhando cada vez mais destaque, pelo seu ótimo trabalho, os Blues estão no primeiro lugar na Premier League e acumulam o incrível retrospecto de nove vitórias consecutivas.

O jeito enérgico e protetor de Conte é uma característica fundamental para fazer dupla com o respeito que Terry exerce dentro do elenco, em uma preleção, os ânimos dos jogadores devem ser agitados, para que entrem em campo e produzam os resultados necessários.  A energia no vestiário do Chelsea não poderia ser melhor.

John Terry e Antonio Conte comemoram resultado (Foto: Getty Images)

Em relação a lesão de Terry, obviamente, quando estiver preparado para voltar ao time principal, o zagueiro fará jus a toda sua trajetória dentro do clube, mas, é necessário avaliar quando será o momento propício para fazer isso, pois, atualmente, o sistema defensivo dos Blues é dificilmente “quebrado” e está entrosado. A zaga formada por David Luiz, Gary Cahill e César Azpilicueta resolveu grande parte dos problemas apresentados na última temporada, cabe a Conte decidir se deve ou não mudar, se a resposta for “sim”, quem sairá para a volta de Terry? Destaque também para Kurt Zouma, outro zagueiro recuperado de lesão e que pode ser convocado para o time titular. A melhor opção é escolher uma partida que não apresente tantos riscos, contra um adversário em má fase e que não ameace a zaga com chances claras de gol, isso dará ritmo de jogo e é uma grande oportunidade para o retorno do capitão. Tudo que pode, deve ser feito para encaixar a qualidade e experiência do jogador no esquema vencedor adotado por Conte, o famoso (3-4-3).

O retrato final que pode ser extraído do trabalho mais palavras de Conte é: John Terry é e será fundamental para manter o Chelsea vencedor, com o espírito de amor a camisa e ambição de vencer. O trabalho está fantástico e até agora, tudo se desenha como “uma temporada dos sonhos”, quando a chegada deste treinador mudou o ambiente dentro do clube, com sua visão, paixão pelo futebol e admiração por valores como respeito, vontade e dedicação. A dupla lidera e o Chelsea é líder.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.