A ascensão de Jérémie Boga e os jovens emprestados do Chelsea pela Europa

Um dos maiores prospectos da base do Chelsea, Jeremie Boga é um francês nascido em Marselha. Ele participou da divisão futebolística da formadora de talentos ASPTT Marseille até 2007, quando seu pai – e, consequentemente, sua família – se mudou para Londres devido a uma proposta de trabalho.

Em 2008, ele participou de testes para se juntar ao clube azul real de Londres e foi bem sucedido, assinando um contrato de formação com o Chelsea. Assim como Ruben Loftus-Cheek, Boga subiu todos os níveis juniores. Inclusive, ele foi relacionado para um jogo do nível júnior máximo (sub-21), antes mesmo de fazer sua estreia pelo sub-18 de fato, numa vitória por 3 a 2 com gols marcados por Romelu Lukaku, Ismail Seremba e Patrick Bamford.

Na temporada 2012/13, enfim, se juntou ao sub-18, tendo 15 para 16 anos de idade. No primeiro jogo pelo penúltimo nível antes do time principal, marcou gol contra o Manchester City, o que atraiu interesse do então técnico do time sub-21, Dermott Drummy, que o promoveu.

E assim ele continuou, regular no sub-21 do Chelsea mesmo tendo idade para atuar pelo sub-18. Boga completou 18 anos só na temporada 2014/15 (início de 2015), temporada na qual seria campeão da UEFA Youth League e da FA Youth Cup, conciliando com os títulos da Premier League sub-21 e renovando o título da Copa da Inglaterra jovem da temporada passada.

Mesmo tendo participado dos amistosos de pré-temporada com a equipe principal, o jovem nunca atuou pelo time sênior do Chelsea, o que o deixou meio deprimido e com sede de oportunidades de futebol em ligas principais. Assim, pediu para ser emprestado, pois queria adquirir tempo de jogo e experiência.

Ao início da temporada 2015/16, o francês foi emprestado ao Stade Rennais, clube de seu país, para disputar a Ligue 1 e finalmente ganhar alguns minutos como jogador profissional. No dia 18 de setembro de 2015, Boga fez sua estreia profissional no Rennais, entrando no lugar de Paul-Georges Ntep num empate em 1 a 1 contra o Lille.

Com 14 partidas disputadas até agora no campeonato da França, Boga marcou dois gols e ajudou seu time a alcançar um expressivo quarto lugar na Liga, acima das expectativas que a equipe estava criando. Ele abriu o placar e marcou seu primeiro gol em território francês num empate fora de casa contra o Stade de Reims:

Apesar de ter sido eliminado perdendo em casa para o Bourg Peronnas na Copa do país, o jogador marcou o gol que levou a partida contra o Nice para a prorrogação e ainda converteu seu pênalti na fase anterior.

Jérémie Boga é uma das maiores esperanças jovens do Chelsea. O atacante é conhecido por sua velocidade, imposição física e distribuição de jogadas, é bem novo e ainda tem muito a desenvolver. Na última partida, ele entrou após o intervalo para ajudar seu time a vencer, nos acréscimos, o Gazélec Ajaccio, por 1 a 0.

Emprestados atuam nas principais ligas da Europa

Papy Djilobodji fez sua estreia pelo Werder Bremen nesse domingo (24), três dias após seu empréstimo, e jogou a partida inteira da vitória contra o Schalke por 3 a 1, fora de casa. Seu novo parceiro de time e ex-Chelsea, Claudio Pizzaro, disse que Papy deixou uma boa impressão, atuando de forma sólida.

Juan Cuadrado jogou os últimos 10 minutos da vitória da Juventus sobre o Napoli nas quartas de final da Coppa Italia e também entrou como substituto na vitória por 1 a 0 sobre a Roma pelo Campeonato Italiano, resultado que põe o time de Turim a dois pontos do líder Napoli. Stipe Perica esteve na derrota da Udinese por 4 a 1 para o Palermo.

Voltando à Inglaterra, John Swift marcou o gol que completou a vitória do Brentford sobre o Preston North End por 3 a 1. Falando de Premier League, Nathan Aké jogou a partida inteira da vitória do Watford por 2 a 1 em cima do Newcastle, ajudando a equipe a manter o resultado após um tenso fim de jogo.

Ainda no Campeonato Inglês, Victor Moses teve que se contentar com um ponto conquistado após um gol de Sergio Agüero no final da partida, que selou o resultado de 2 a 2 no confronto entre Manchester City e West Ham, disputado em Londres.

Luis Felipe Zaguini

Doente pelo Chelsea.