César Azpilicueta

Pré-Chelsea

Azpilicueta começou sua carreira nas categorias de base do Osasuna, clube onde fez sua estreia como profissional, em 2006. Revelação do clube espanhol, o lateral-direito fez aproximadamente 100 partidas antes de se transferir para o Olympique Marseille, em 2010. Foi vestindo as cores do time francês que Azpilicueta se destacou na Europa. Foram 47 partidas e 2 títulos conquistados.

Chelsea

As boas atuações no Marseille e nas divisões de base da Espanha despertaram a atenção do Chelsea que contratou Azpilicueta, em 24  de agosto de 2012, por um valor estimado em 7 milhões de libras. Com 52 partidas jogadas em sua temporada inicial, Azpilicueta revezava a titularidade com Branislav Ivanovic e participou efetivamente da conquista da Europa League.

Na temporada seguinte, Azpilicueta participou ativamente da pré-temporada e marcou seu primeiro gol com a camisa azul.

Carreira Internacional

Azpilicueta fez sua estreia internacional em 2007, pelo Sub-19 da Espanha. Em 2011 fez parte do elenco campeão do European Championship Sub-21. Em 2010, esteve na pré-lista de Vicente Del Bosque para disputar a Copa do Mundo, mas foi cortado. Em 2012 participou das Olimpíadas de Londres. Fez parte da equipe espanhol, vice-campeã da Copa das Confederações no Brasil em 2013.