Opinião: Paris Saint-German 1×1 Chelsea – “Sorte”

Ivanovic marca fora de casa para os Blues.
Ivanovic marca fora de casa para os Blues.

No primeiro jogo de 2015 válido pela UEFA Champions League, o Chelsea foi ao Parc des Princes enfrentar o Paris Saint-German nessa tarde de carnaval. Em confronto difícil, as duas equipes ficaram no empate por 1×1, levando para Stamford Bridge a disputa por uma vaga nas quartas de final da maior competição europeia de futebol.

O PSG começou dando espaço aos visitantes. Mesmo jogando em seus domínios, o time francês preferiu chamar o Chelsea para o seu campo, usando da tática do contra ataque para tentar surpreender a defesa blue. Nessa postura, os franceses conseguiram bons lances de perigo, porém Courtois fechou a meta e fez grandes defesas, frustrando o ataque dos mandantes.

Não tardou para que o esquema dos anfitriões se virasse contra eles, uma vez chamar o time inglês para o setor ofensivo poderia ser fatal. A recíproca se fez verdadeira, e na primeira oportunidade real, o Chelsea abriu o placar com Ivanovic, após bela jogada dos zagueiros Terry e Cahill. Ao fim dos 45 iniciais, o placar era do time de Londres, e os ventos pareciam soprar a favor dos visitantes.

Porém, o segundo tempo teve um aspecto diferente do primeiro. Sem outra opção, o PSG se viu obrigado a partir para o ataque, e o Chelsea se deixou envolver no jogo adversário. Os franceses vieram pra cima e logo chegaram ao empate com Cavani, em cruzamento vindo pelo setor esquerdo do campo. Após o gol, o Paris seguiu forte e manteve a pressão por quase toda a etapa complementar, tendo diversas chances de virar e ampliar o marcador. Por sua vez, os Blues se mostraram apáticos, e não incomodaram o goleiro Sirigu uma única vez na parte final da partida. Ao último apito, números iguais no placar do Parque dos Príncipes: Paris Saint-German 1, Chelsea também 1.

Um empate fora de casa nunca é um resultado ruim. Porém, a performance dos Blues foi longe de ser convincente. No primeiro tempo, o PSG recuou e nos deu o campo e a posse de bola. Mesmo assim, o Chelsea viu o time da casa levar perigo por mais vezes. Sim, saímos na frente, mas deve-se ressaltar que o gol de Ivanovic foi praticamente o único lance de perigo que criamos não só no primeiro tempo, mas em toda a partida. Na segunda etapa, quando o Paris veio para cima, o Chelsea não criou nada, tomou o empate e esteve muito, muito perto de tomar a virada, sendo salvo diversas vezes pela “sorte”, e não por mérito próprio. Individual e coletivamente, não estivemos nem perto do nosso auge na tarde de hoje.

Sempre existe o fator de jogar fora de casa, longe da torcida. Em Stamford Bridge, o retrospecto está ao nosso favor, e o empate com gols na França é um ótimo resultado para levarmos para Londres. Mas hoje, tal resultado foi alcançado com uma pitada sorte, e a “sorte” não pode – de forma alguma – ser um fator determinante nos jogos do Chelsea, não importa o jogo. Para nos sagrarmos campeões, não podemos depender do acaso, mas sim de nós mesmos, do espírito de equipe e do talento individual dos nossos jogadores. Será preciso resgatar o bom futebol para o jogo da volta, para então darmos o próximo passo à tão sonhada taça da UEFA Champions League.
#GoBlues

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.