Blog: Fatos sobre a temporada de Oscar

Oscar tem sido alvo de constantes críticas nas últimas semanas
Oscar tem sido alvo de constantes críticas nas últimas semanas

No meio da temporada a moda era criticar o Willan e colocar o brasileiro como a raiz de todo o mal no Chelsea. Se o time não rodava o elenco e os jogadores se cansavam, por exemplo, a culpa era, claro, de Willan. Curiosamente, o camisa 22 agora é adorado com um dos destaques do momento, com boas armações, tramas e grandes atuações pela Seleção Brasileira. Foi de odiado a amado num piscar de olhos. Porém, o ódio se voltou para outro brasileiro do elenco azul: Oscar.

Se a moda antes era demonizar Willian, agora é colocar Oscar como o maior dos males do Chelsea. José Mourinho não roda o elenco e os jogadores se cansam e se desgastam? A culpa, é claro, de Oscar. Cesc Fàbregas se distancia de um bom futebol? Oscar. Diego Costa é colocado irresponsavelmente em um jogo e agrava sua lesão? A culpa é de Oscar, claro. Um esquema defensivo e retranqueiro é colocado em campo? É claro que é culpa do Oscar, poxa!

Porém, para desmistificar este mito de que Oscar tem feito uma péssima temporada, de que ele é o problema do time, como tentam colocar, separei alguns fatos para vocês apreciarem, uma vez que, contra fatos, não há argumentos:

  • Oscar é o décimo jogador com mais assistências na Premier League, e ele conseguiu a posição em menos jogos do que os que aqueles acima e em torno dele.
  • Oscar é o terceiro maior goleador do Chelsea nesta temporada e já marcou mais gols que de Di Maria, Falcão Garcia e Mata!
  • Oscar fez 30 interceptações nesta temporada em situações que poderiam ter resultado em gols dos adversários, o maior número para jogadores de meio de campo ou ataque na Premier League.
  • Ele também criou 48 oportunidades de gol para o Chelsea nesta temporada.
  • Oscar esteve envolvido em 11 dos jogos em que os Blues não sofreram gols na temporada, de um total de 13 jogos, demonstrando sua contribuição defensiva mais uma vez.
  • Sua precisão de passes é de 84%, extremamente alta e, na verdade, maior, inclusive, que a porcentagem de Eden Hazard.
  • Seu sucesso em tentativas de roubadas de bola é de 78%, valor brilhante para um meia-atacante. Para se ter uma ideia, esta também é a mesma percentagem que Matic. John Terry, a título de comparação, tem apenas 62% de sucesso em tentativas de roubadas de bola.

Oscar pode não estar brilhando como Hazard nos últimos jogos, mas tem feito uma boa temporada e seus números, mais do que expressivos, são surpreendentes para um jogador jovem de sua posição. Oscar trabalha mais para o time do que qualquer outro jogador de ataque do elenco e mais do que qualquer outra na Premier League, na minha opinião. Culpo sua queda de produção mais ao cansaço físico extremo, já que José Mourinho não dá folgas aos principais jogadores do elenco, do que a um aspecto técnico; tanto que até poucas semanas, ele era um dos principais jogadores dos Blues na temporada.

Vale destacar que Oscar não tem férias de verdade desde dezembro de 2011, quando descansou da temporada 2011 com o Internacional de Porto Alegre. Após isso, Oscar disputou Olimpíadas de 2012, em junho e julho e em seguida foi para o Chelsea fazer pré-temporada. Em 2013 disputou a Copa das Confederações e teve apenas duas semanas de descanso antes do início da temporada 2013/2014. No ano seguinte, Copa do Mundo e novamente apenas duas semanas.

Se continuar tendo destaque na Seleção, o que parece possível, já que Oscar é um dos que mais vem atuando, e bem, com Dunga, ele disputará as Copas Américas de 2015 e 2016, completando, assim, cinco anos e meio sem férias, já que só deverá descansar ao fim da temporada 2016/2017. Números como esses devem ser levados em consideração, principalmente para um jogador que já disputou 39 partidas na atual temporada.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.