Retrospectiva: Nicolas Anelka

Anelka foi artilheiro da Premier League na temporada 2008/2009.

Perto de completar 4 anos com a camisa do Chelsea, o francês Nicolas Anelka se transferiu para o futebol chinês. O atacante conquistou 3 títulos pelo clube, além de duas artilharias. Foi o único clube da carreira do francês, andarilho do futebol, onde ele disputou mais de 100 jogos. O Chelsea Brasil preparou uma retrospectiva da irregular passagem do camisa 39 por Stamford Bridge:

Chegada com o pé esquerdo

Anelka acertou com o Chelsea em Janeiro de 2008, vindo do Bolton por 15 milhões de libras. Se tornou, no momento, o jogador que mais movimentou dinheiro com transações na história do futebol mundial. Era o nono clube do artilheiro, que antes atuara na Inglaterra por Arsenal, Liverpool e Manchester City, além do próprio Bolton.

Após estrear contra Tottenham, marcou o primeiro gol contra o Wigan, adversário que seria especial. Marcou de novo contra o Portsmouth e então veio o pior momento de sua carreira: a perda do pênalti na final da Champions League, contra o Manchester United. Anelka telegrafou a cobrança para a defesa de Van der sar.

Chegada de Felipão e artilharia

Uma bela atuação no amistoso contra o Milan, onde marcou 4 gols na vitória por 4×0, e a lesão de Didier Drogba na pré temporada evidenciaram a boa temporada que viria. Com a confiança de Felipão, novo treinador dos Blues para a temporada 2008/2009, Anelka foi efetivado como centro avante titular da equipe, e correspondeu.

Acabou a temporada como artilheiro do time, com 25 gols. 19 marcados na Premier League garantiram a Chuteira de Ouro, prêmio dado ao artilheiro do campeonato. Com a demissão de Scolari e a chegada de Hiddink, Anelka passou a jogar na ponta direita e se destacou, como na goleada de 4×1 sobre o Arsenal, com um gol e uma assistência.

Com essa formação, o time conquistou a F.A Cup em meados de 2009, onde Anelka, com 4 gols, faturou sua segunda artilharia pelos Blues.

Ancelotti e o entrosamento com Drogba

Foi o italiano Carlo Ancelotti, contratado para a temporada 2009/2010, que acabou com o mito de que Drogba e Anelka não poderiam atuar juntos. Montou um 4-4-2, e com um losango no meio campo, colocou um time armando para Anelka e Drogba. Quando o time atacava pela direita, Anelka saíria da área, quando atacava pela esquerda, era a vez de Drogba.

Foi nesse esquema que o clube arrancou na liderança na primeira parte da competição onde terminaria como campeão. Com os desfalques do Chelsea na segunda parte da temporada, o 4-3-3 retornou e Anelka voltou a atuar de ponta.

Entre seus 15 gols na temporada do Double, o mais importante foi, sem dúvidas, o da vitória sobre o Bolton (time onde Anelka mais marcou gols) por 1×0, em uma das últimas partidas do campeonato. O Chelsea jogava mal e precisava da vitória para manter a liderança. Anelka marcou gol importantíssimo após boa jogada de Zhirkov.

De destaque também, o gol no clássico contra o Liverpool (2×0), de uma vitória suada contra o Portsmouth (2×1) e o seu na goleada histórica que garantiu o título, contra o Wigan (8×0)

Decadência

Na temporada 2010/2011, após ser excluído por indisciplina da Seleção da França que disputava a Copa, Anelka decaiu como todo o time. Mas acabou a temporada como um dos principais artilheiros do clube, com 16 gols. Desses, 7 foram na Champions League, onde teve seu ápice garantindo a classificação para as oitavas de final, ao marcar duas vezes contra o Copenhagne, na Dinamarca.

Com a chegada de Fernando Torres, Ancelotti tentou fazer o francês atuar como meia, numa espécie de ponta de lança atrás do espanhol e de Drogba. Apesar de na primeira partida, contra o Sunderland, ter tido uma atuação espetacular na vitória por 4×2, Anelka não vingou por ali e foi, cada vez mais, perdendo espaço. Perdeu mais um pênalti em uma decisão, de uma fase preliminar da F.A Cup, contra o Everton. Maldito dejavu.

Na temporada atual, não conquistou a confiança de AVB, que aceitou o seu pedido de transferência. Apesar de tudo, ele marcou o primeiro gol do time nesta nova jornada, contra o West Bromwich, na virada por 2×1.

Anelka sempre foi um jogador artilheiro, de muita técnica e foi útil ao Chelsea. Porém, sua extrema frieza e displicência denunciavam um certo descompromisso com o clube. Com isso, sumia em jogos decisivos, marcando apenas duas vezes em clássicos atuando pelos Blues.

Apesar dos bons momentos, a sensação que fica é que Anelka sempre poderia ter chegado mais longe. Tanto no Chelsea quanto em sua carreira.

Números finais

Anos no Chelsea: 2008 – 2011
Partidas disputadas: 181
Gols marcados: 59
Títulos conquistados: F.A Cup (2008/2009), Premier League (2009/2010), F.A Cup (2009/2010)
Artilharias: Premier League (2008/2009 – 19 gols), F.A Cup (2009/2010 – 4 gols)

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

26 comments

  1. Apesar da displicência dele, eu vou sentir falta dele e de seus gols pelos Blues…

  2. Apesar da displicência dele, eu vou sentir falta dele e de seus gols pelos Blues…

  3. Uma correção ali..
    a perda do pênalti na final da ” Premier League”, contra o Manchester United. Anelka telegrafou a cobrança para a defesa de Van der sar.
    Champions League

    Obrigado pela correção! Já ajeitamos.

  4. Uma correção ali..
    a perda do pênalti na final da ” Premier League”, contra o Manchester United. Anelka telegrafou a cobrança para a defesa de Van der sar.
    Champions League

    Obrigado pela correção! Já ajeitamos.

  5. foi uma boa passagem pelo chelsea,acredito que nesta temporada ele ainda poderia ser util,nao como titular mas ter um jogador como anelka no elenco seria importante.

    Gabriel Thor o seu outro comentário foi retirado por ter sido bastante ofensivo para com o outro torcedor do Chelsea Brasil.

    Peço que o senhor meça suas palavras e respeite os outros leitores.

  6. foi uma boa passagem pelo chelsea,acredito que nesta temporada ele ainda poderia ser util,nao como titular mas ter um jogador como anelka no elenco seria importante.

    Gabriel Thor o seu outro comentário foi retirado por ter sido bastante ofensivo para com o outro torcedor do Chelsea Brasil.

    Peço que o senhor meça suas palavras e respeite os outros leitores.

  7. Poderia ter feito mais sim, mas era mutio displicente e quando mais o time precisava dele ele desaparecia em campo, nao fará falta nenhuma ja passou da hora dele ir embora agora só falta kalou,bosingwa,paulo ferreira e hilário Villas-Boas ja começou com as mudanças.

  8. Poderia ter feito mais sim, mas era mutio displicente e quando mais o time precisava dele ele desaparecia em campo, nao fará falta nenhuma ja passou da hora dele ir embora agora só falta kalou,bosingwa,paulo ferreira e hilário Villas-Boas ja começou com as mudanças.

  9. Ofensas??? qual é o critério pra se definir essa palavra por parte da moderação do site???

    No post do pós jogo de chelsea X valencia eu fui xingado e ridicularizado.
    e nenhum comentário de lá foi apagado…

    Na boa…se não se tem critério,não se pode existir regras e se não existir regras não existe respeito e se não existe respeito não existe a paz.

  10. Ofensas??? qual é o critério pra se definir essa palavra por parte da moderação do site???

    No post do pós jogo de chelsea X valencia eu fui xingado e ridicularizado.
    e nenhum comentário de lá foi apagado…

    Na boa…se não se tem critério,não se pode existir regras e se não existir regras não existe respeito e se não existe respeito não existe a paz.

  11. @Kallil Carlos estamos sempre olhando os comentários, mas nem todos são possíveis de acompanhar. Quando eu vejo um comentário ofensivo, com palavras ridicularizadoras eu sempre dou uma advertência e se necessário o deleto. Se deixamos algum outro comentário dessa especie passar, peço desculpa.
    ______________

    Good bye Blues Sky! E obrigado pelo troco Anelka.

  12. @Kallil Carlos estamos sempre olhando os comentários, mas nem todos são possíveis de acompanhar. Quando eu vejo um comentário ofensivo, com palavras ridicularizadoras eu sempre dou uma advertência e se necessário o deleto. Se deixamos algum outro comentário dessa especie passar, peço desculpa.
    ______________

    Good bye Blues Sky! E obrigado pelo troco Anelka.

  13. “ANELKA”

    DEPOIS DO PENALTY PERDIDO NA FINAL DA UCL, NUNCA MAIS CONFIEI NO FRANCÊS, FIQUEI TRAUMATIZADO COM AQUILO.

    ADEEEEEEEUS SEU LIXO!

  14. “ANELKA”

    DEPOIS DO PENALTY PERDIDO NA FINAL DA UCL, NUNCA MAIS CONFIEI NO FRANCÊS, FIQUEI TRAUMATIZADO COM AQUILO.

    ADEEEEEEEUS SEU LIXO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.